Mobile CoLab-Clube de Programação vais às aulas
Os alunos inscritos no Mobile CoLab – Clube de Programação – Maker Space têm andado muito atarefados a construir e programar robots, arcades entre outras atividades.
Depois de construídos robots diferentes com diferentes sensores, os alunos mantiveram as suas construções em exposição na Biblioteca Escolar da EB2/3, no início de novembro. Posteriormente cada aluno foi apresentar o “seu” robot à sua turma e explicar o que se faz para além das salas de aulas, às 2ª e 5ª feiras no Clube de Programação. Falaram sobre as dificuldades com que se depararam e como as superaram, quer na construção dos robots quer na programação. E responderam às perguntas dos colegas e professores, mostrando que sabem muito bem o que andam a fazer!
O Clube de Programação-Maker Space é a parte visível do projeto Mobile CoLab que venceu uma das nove candidaturas a financiamento europeu no âmbito do Learning from the Extremes. A nível nacional candidataram-se 56 escolas/agrupamentos integrados em zonas rurais (NUTS III).
O Learning from the Extremes (LfE) chega agora ao fim no nosso agrupamento em termos formais, depois de uma visita da coordenadora nacional, da Nuclio.
Foi um ano de trabalho intenso, desde a elaboração do projeto à candidatura, da aquisição dos recursos às atividades dentro e fora da sala de aula.
Das impressoras aos sensores, da formação aos robots, dos aulas ao ATL, das pen reader no auxílio na leitura de enunciados de fichas e testes de avaliação às placas criativas… o impacto sentiu-se já no 3º período do ano letivo passado. Mas, é sobretudo a partir deste ano letivo que começam a tornar-se mais visíveis as atividades que envolvem todas as tecnologias que deram origem ao maker space do agrupamento e que podem viajar e viajam para todas as escolas do agrupamento.
O LfE lançou as sementes para uma aprendizagem mais mediada por tecnologias, com olhos postos no futuro, em novas profissões, mas sobretudo, no aprender a fazer, fazendo em ambientes mais ou menos formais.
As sementes hão de germinar e dar origem a novos projetos, à maior integração de novas metodologias de ensinar e também de aprender.