Erasmus+ Fablab, Makerspaces & School

Decorreu entre os dias 4 e 8 de março mais uma  mobilidade Erasmus+ que envolveu uma docente do nosso Agrupamento de Escolas bem como demais agrupamentos associados ao CFAE Terras de Montado.

A mobilidade realizada em Itália no Fablab We Do, em Omegna, envolvendo o nosso agrupamento e a Associação Buinho, teve como objetivo a partilha de conhecimento sobre STEM/STEAM, espaços Fablab e Makerspaces e dinamização de um maker space na escola.

Durante a estadia em Omegna, os docentes tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes espaços que constituem aquele Fablab e adquirir conhecimento mais técnico relacionado com a organização e dinamização de espaços maker nas escolas assim como levar até aos alunos e em diferentes contextos atividades STEM/STEAM envolvendo micro:bits e arduinos e Impressão 3D e corte laser. A oportunidade de tomar contacto com novo software mas também de conhecer a realidade das escolas com espaços maker e o trabalho que colegas italianos que estiveram em mobilidade em Portugal já desenvolvem com as STEM/STEAM e aplicam nas suas aulas e com os seus alunos. Conhecemos ainda os alunos do Curso de Fotografia e visitámos o Beltrami Comprehensive Institute.

O programa Erasmus+ inclui uma componente cultural que nos deu a conhecer Gianni Rodari (1920-1980), jornalista, escritor e poeta e sobretudo um grande pedagogo nascido naquela cidade, o museu interativo dedicado à sua obra e em particular à literatura infantil. Visitámos também a ilha d’Orta, situada no lago Orta e tivemos oportunidade de conhecer a história deste lago de águas límpidas e das populações em torno daquele que já foi considerado o lago mais poluído do mundo e dos esforços para voltar o recuperar no final do século XX. De referir que Omegna fica situada no extremo norte do lago de onde sai o rio Nigoglia que, como os nossos rios Sado e Mira, corre para norte. Por terem um rio que corre “de forma criativa”, os habitantes de Omegna gostam de pensar que a criatividade lhes está no sangue. Prova disso são a cores quentes das casas e as suas belas fachadas pintadas com motivos diversos.

Foi uma experiência inovadora e enriquecedora a todos os níveis e que terá impacto nos projetos a desenvolver quer no espaço maker do nosso agrupamento quer nas salas de aula a curto prazo.

Auguri, Massi e Alessandro do Fablab e Carlos Alcobia da EIRA/Buinho pela iniciativa e um sincero agradecimento pela dinamização desta mobilidade e partilhas tão profícuas.