Aula de Biosfera com o professor Rui Santana

No dia um de outubro de dois mil e vinte e quatro, os alunos do terceiro ano dos centros escolares número um e dois de Castro Verde, dirigiram-se ao auditório da escola secundária de Castro verde, para ter uma aula, no âmbito da disciplina de Biosfera, com o professor Rui Santana.

 Nesta aula, os alunos deram continuidade ao tema trabalhado na aula anterior- História da Nossa Terra e Património Edificado- e centraram o tema da aula na construção das típicas casas alentejanas existentes no concelho, valorizando assim o património local.

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender como eram construídas as casas, no passado. Descobriram as diferenças na construção das casas do passado e do presente. Os alunos desenharam casas antigas a partir das indicações dadas pelo professor.

Ficaram a saber que qualquer pessoa podia fazer uma casa e nos dias de hoje tem de ser um pedreiro, além de outras pessoas envolvidas na construção da mesma.

Descobriram que o chão das casas, as paredes e as telhas eram feitas em argila porque era algo que encontravam no solo da região. Também descobriram que as paredes eram feitas em pedra, ou pedra e madeira, ou tijolos feitos em argila e o que juntava estes materiais era a argila. Ficaram a conhecer que as paredes eram caiadas porque usavam a cal e que essa vinha da pedreira de cal situada onde atualmente se encontra a conhecida ermida de Nossa Senhora de Aracellis. Também ficaram a saber que as barras das casas tinham a cor amarela ou azul porque se juntavam as plantas que mais existiam no campo ou eram cinzentas porque se juntava a cinza do fogo que faziam em casa, à cal.

Obrigada ao professor Rui Santana por mais uma aula tão interessante e onde ficamos a saber curiosidades sobre o nosso património edificado.